๓๏t๏ & г๏ςк ςlย๒

 

10 COISAS QUE TODO MOTORISTA DEVERIA SABER SOBRE UMA MOTOCICLETA

1 - Existem muito mais carros, caminhões e ônibus nas estradas do que motocicletas e alguns motoristas não reconhecem uma motocicleta e ignoram-na, às vezes, de forma involuntária. Procure avistar motocicletas em especial ao verificar o tráfego em um cruzamento ou mudança de faixa. 



2 - Por causa de seu tamanho pequeno, ou seção reta pequena, uma motocicleta pode ser avistada mais longe do que ela está na realidade. Pode ser difícil também, estimar a velocidade de uma motocicleta ou se ela está em aceleração ou desaceleração. Ao entrar em um cruzamento ou passagem de nível, procure sempre julgar que a moto está mais veloz do que você estima.



3 - Por causa de seu tamanho, uma motocicleta pode ser escondida facilmente nos pontos cegos de um carro, caminhão ou ônibus (colunas de porta, etc.), ou mascarada por objetos do ambiente como árvores, arbustos, postes, placas, pontes, etc. Se você for alterar sua atitude, mudando de faixa, entrando em um via ou saindo da mesma, procure se certificar da existência ou não de uma motocicleta nesses pontos encobertos.

4 - Por causa de seu tamanho, uma motocicleta pode estar se movendo mais rápido do que ela realmente está, mas não pense que todos os motociclistas são velocistas e por isso podem se safar acelerando a moto.

5 - Os motociclistas normalmente retardam a freada utilizando a redução como freio motor antes de acionar o freio, assim, por vezes não acendendo a luz de freio em uma redução de velocidade. Reserve uma distância segura de uma moto, pelo menos cerca de 3 a 4 segundos de distância.

6 - Os sinais de alteração de direção em uma motocicleta não retornam no automático como em um carro. Frequentemente com novatos, mas até motociclistas experientes esquecem de desligar a seta. Certifique-se de que o sinal é realmente de intenção de mudar de direção.

7 - Os motociclistas normalmente ajustam sua posição na estrada a fim de minimizar os efeitos adversos da via (buracos, lombadas, ventos, deslocamento de ar ao cruzar um veiculo, pintura escorregadia, bichos, etc.). Entenda que eles fazem isso pela segurança da pilotagem e não por estar brincando desatento na pista ou não querendo ser ultrapassado.

8 - A manobrabilidade é uma das melhores características de uma motocicleta, principalmente em baixas velocidades e com estradas boas, mas não espere que o motociclista possa se manter sempre afastado de você.

9 - A distância de parada (distância que o veículo percorre desde que o perigo é visto até parar) de uma motocicleta é quase a mesma da parada de um carro, em condições normais e de algumas motocicletas é até muito menor, mas em condições de pista escorregadia, é muito difícil parar uma moto em uma distância normal. Observe uma distância de segmento (distância entre nosso veículo e o que se segue à nossa frente) segura para uma motocicleta e não espere que ela pare onde você acha que ela vai parar.

10 - Quando uma motocicleta está em movimento, não pense que ela é só uma motocicleta, pense nela como uma pessoa, um ser humano, e que pode ser da tua família.