SISTEMA SOLAR COM 11 PLANETAS

26/11/2009 22:40

 

Sistema solar pode 'ganhar' mais três planetas



 

PRAGA - Um projeto de resolução para definir o que é um planeta, apresentado nesta quarta-feira, na assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), que acontece em Praga, poderia aumentar de nove para 12 o número de planetas do Sistema Solar.

- O problema é que até hoje não havia um critério científico sobre o que é um planeta - declarou o porta-voz do observatório nacional de astronomia do Japão, Junachi Watanabe.

A nova proposta apresentada será discutida durante toda a semana, antes de ser levada ao tribunal da UAI, onde será julgada no próximo dia 24. Uma das possibilidades existentes é que os astros Ceres, Caronte e 2003 UBS 313, conhecido como Xena, passem a ser considerados planetas, o que modificaria o Sistema Solar.

Segundo a nova idéia, para que um corpo celeste possa ser chamado de planeta deve atender a duas condições: Ter massa suficiente para sua gravidade ser autóctone, com um equilíbrio hidrostático, e ter uma órbita em volta de uma estrela.

O texto proposto, intitulado "IAU Resolution for GA-XXVI", diz que "o astro deve ter mais de 800 quilômetros de diâmetro".

- No entanto, também pode ser menor, sempre e quando contiver massa suficiente de cinco vezes dez elevado a vinte quilogramas - afirmou Watanabe.

Assim, Caronte, irmão gêmeo de Plutão que até agora era visto como um satélite por seu pequeno tamanho, seria considerado um planeta.

- O centro de equilíbrio de Caronte é interno e não externo (está situado entre Plutão e Caronte). Com a definição de planeta proposta, Caronte deveria de ser aceito como planeta.

Os três novos planetas seriam o asteróide Ceres, que fica a 414 milhões de quilômetros do sol e que foi descoberto em 1801, Caronte, que fica a cerca de 6 bilhões de quilômetros do sol, e o corpo celeste chamado 2003 UBS 313, que está atualmente a 14,55 bilhões de quilômetros da Terra.

O UBS 313 foi descoberto em 2003 pelo astrônomo Mike Brown, do Observatório Palomar (sul da Califórnia), que propôs que o astro se chame Xena.

Caso a resolução seja aprovada, o novo Sistema Solar contaria com os seguintes planetas, em ordem de proximidade com o sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Ceres, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão, Caronte e 2003 UBS 313.

 

FONTES: JORNAL O GLOBO

https://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/08/16/285298383.asp