๓๏t๏ & г๏ςк ςlย๒

 

 


Algumas dicas:

1) Não carregue mais do que pode carregar (principalmente as mocinhas). Já vi muita gente que enfia o casa dentro da mala e não resolve. Como regra, se for passar de 10 dias viajando, não levo roupa para mais que 5 dias. No meio do caminho lavo e pronto. Com isso tira-se peso da mochila, não paga excesso e dá para trazer um monte de cacareco 

2) Cópias de documentos longe dos documentos, principalmente passaporte. Se acontecer de roubarem seu passaporte ou ainda sumirem com ele num hotel ou coisa do tipo, tem como se safar indo num consulado. O mesmo vale para cartões de crédito e outros.

3) Por falar em documentos, verificar vistos, vacinas e tudo o que é necessário. Alguns países proibem a entrada se não estiver com determinada vacina. Vistos, se informe bem antes. Alguns países mudam o sistema de visto e você pode ficar na mão (principalmente para vistos on-arrival).

4) Nunca, mas NUNCA fique com a bagagem de ninguém que você não conhece nem por um único segundo. Se pedirem para olhar, diga que é cego ou que vai sair e vai no banheiro. Pode ser uma senhorinha com ar angelical mas que, ao mesmo tempo, pode ser uma traficante ou coisa do tipo. Para a polícia te "ganhar" vai ser mole.

5) Nunca bata boca com imigração e só responda o que perguntarem, NADA MAIS, NADA MENOS. Se você não sabe falar o idioma, tudo bem, eles arrumam um intérprete. Mas não invente moda e não tente usar "embromation". Já vi gente ficar em salinha por causa de uma "bomb" (que na verdade ele estava levando uma "pump" que é uma bomba hidráulica e não uma bomba). Se a imigração começar a encher o saco, deixe encher. Lembre-se, você está entrando na casa deles.

6) Leia sobre onde vai, principalmente sobre os costumes. O mundo é diferente de seu bairro e para alguns coisas que para nós é comum, é afronta para eles. Podem até relevar por ser turista, mas é grosseiro e não custa nada evitar.

7) Sempre tome cuidado com ofertas de quaisquer tipo. Lembre-se "esmola grande o santo desconfia". Pode entrar em roubadas por coisas óbvias como tomar um táxi.

8 ) Não é necessário andar com passaporte pelas ruas das cidades que vai. Se qualquer policial lhe parar pedindo documentos, basta dizer que é turista e que o seu passaporte por motivo de segurança encontra-se no hotel. Se ele duvidar, vai te levar para pegar o passaporte.

9) Comprou muita coisa? Despache via correios. Vai ser mais barato que pagar excesso de bagagem.

10) Use a Internet. Pesquise muito sobre os lugares, pessoas, costumes, comidas e assim por diante. Hoje em dia é vergonhoso dizer que não encontrou algo sobre algum lugar. Até sobre Marte existe um monte de coisas.

11) Não saia comendo tudo o que vê feito uma ema. Se tem estômago fraco, cuidado. Pode ter um desarranjo e acabar com a viagem. Tente comer o que tem costume, mesmo as vezes sendo mais caro.   O mesmo vale para água que, em alguns lugares do mundo, não dá para chamar de água.

12) Cuidado com sapatos. Se você gosta de mochila, ótimo, arrume um tênis confortável para bater perna. Salto (???) só na mala para uma noite mais... caliente. De resto, deixe em casa. Troque os cadarços se estiverem velhos. É um porre tentar achar cadarço fora do país.

13) Tente trocar o menos dinheiro possível em aeroportos. Todos, sem excessão (dos que conheço) "roubam" nas taxas. É preferível trocar somente um pouco e o restante do que precisa em um banco na cidade.

 

 

 

  QUER VER A MATÉRIA COMPLETA?

PROTEU.WEBNODE.COM.BR/BLOG